sexta-feira, outubro 19, 2007

Agora no Uruguai


Depois de um dia a relaxar em Alta Gracia continuei para as bandas do Uruguai. O tempo esteve magnífico. Se calhar calor demais. Nunca estamos bem com o tempo!!!
As planícies mantêm-se por quilómetros e torna-se monótona uma viagem assim. Fez-me recordar o episódio do filme “Diários de uma motocicleta” em que Ernesto Guevara e o seu companheiro Alberto Granado se despistaram e caíram numa valeta. São quilómetros de rectas com valetas enormes cheias de água e é fácil haver uma desconcentração e ir à valeta.
Neste dia sem interesse paisagístico fui mandado parar três vezes pela polícia. A primeira à saída de um túnel por baixo do rio Paraná na cidade com o mesmo nome. Por acaso até nem foi mau porque o polícia disse-me que estava a perder óleo. Fui ver e era o sistema de lubrificação da corrente que estava a passar óleo a mais. Tinha andado a ver se conseguia pô-lo a funcionar e parece que ficou afinado demais. Vou ver se melhora.
A segunda vez foi já ao final da tarde. Um polícia mandou-me parar e pediu os documentos. Entretanto chamou o que devia ser o chefe. Veio ele e mais uns três ou quatro e todos à volta da moto começaram a fazer perguntas sobre de onde vinha e para onde ia. Estavam interessados em saber coisas novas. Alguém de fora sempre quebra a rotina diária deles.
A terceira foi já à noite. Ia jantar e numa das ruas a polícia estava a parar todas motas que passavam. Só queriam a carta de condução.
De Villaguay sai a meio da manhã e já estava um calor forte.
A burocracia na fronteira para o Uruguai até nem foi tão complicada como temia. Vim até Concordia para passar para Salto, porque me tinham já avisado que havia problemas nas outras fronteiras. Relacionados com manifestações por causa de uma fábrica de celulose que tinha aberto.
Na fronteira um dos agentes disse-me que havia um bom parque de campismo a cerca de 70 quilómetros que fazia parte de umas termas. Realmente é bom, só é pena ficar junto a um rio e haver alguns mosquitos.
A paisagem por cá continua com muitas planícies apesar de já haver algum sobe e desce nas estradas. Agora há que adaptar a uma nova moeda – cada euro vale cerca trinta pesos.
Nao consigo mandar mais imagens.

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá Queirós
Espero que tudo continue a correr bem nessa viagem fantástica-
Continua a dar noticias e fotos que nós cá estamos para as receber.

GRANDE abraço

António Cunha
Trofa

Way Point Trail Challenge disse...

Boa Queirós!
Anda agora chegaste à Argentina e já te vejo a caminho do Uruguai...
Continua a dar novidades que nós aguardamos ansiosamente.
Um abraço

Anónimo disse...

boas queirós se fores pelo Mèxico o pessoal do Clube BMW dá.te apoio, na cidade do México.
manda informação que a viagem tá ser gira, para nós aqui a viver essa tuas epopeia. A. Pedro

Unknown disse...

Força Queirós,não valia a pena passares "a Salto"...passavas mesmo pela fronteira -LOL-.
Boa Viagem

Anónimo disse...

Estás a ficar importante além de fazeres amizades com os polícias, também a Embaixada de Portugal em Buenos Aires já fala de ti.
Continua com a tua viagem, não passo um dia sem te visitar.
Força
Bira Cruz

Anónimo disse...

Grande "H-onda",Padrinho!!!!!