quarta-feira, novembro 14, 2007

A caminho da Foz do Iguaçu

Antes de sair de Canela ainda fui ao Parque da Ferradura que tem um rio que faz uma curva em ferradura. Tem uma queda de água de outro rio e fui até ao fundo para a ver melhor.
Foi preciso quase uma hora para descer lá até ao fundo pelo meio de uma floresta muito cerrada. Ia sempre com medo que aparecesse alguma serpente ou outro bicho. Afinal só mosquitos. O som da água a cair era impressionante.
À noite quando ia sair para jantar vi que numa tasquinha ao lado havia um fogareiro aceso e, como costumava fechar às oito, perguntei se também dava para jantar. Podia pois, um grupo ia fazer um churrasco e eu podia participar.
Já lá estavam dois e eu comecei a conversar com eles e vi que eram um grupo de motociclistas que à quinta se juntava para um churrasco. À medida que iam chegando todos iam ver a minha moto. A Transalp não é comercializada no Brasil e alguns deles bem lamentavam pois é uma moto de média cilindrada que iria preencher uma lacuna pois só há motos de pequena cilindrada 125 a 250 cm3 ou de grande cilindrada, não há muitas de média.


O Hamish tinha-me aconselhado a passar no Parque Nacional de Aparados da Serra e como ia naquela direcção passei por lá. Quando cheguei a Cambara do Sul a estrada acabava ali e as indicações que eu via eram nessa direcção. Perguntei como se ia para lá. Eram 18 quilómetros por uma estrada de terra. Lá teria que ser. Alguma vez tinha que entrar por estes estradões.
Fui descobrir o “Canyon”, com os seus 420 metros de altura, que é o principal ponto de atracção no parque. Na saída foram mais 20 quilómetros de terra até ao fundo da serra. O desnível foi dos cerca de 900 metros de altitude até quase ao nível do mar, 20 metros. Foi fixe.
Só não foi boa foi a chuva que começou quase ao chegar ao fim da descida. Depois foi aumentando e quando ia já em direcção a Torres então veio mesmo uma chuvada forte.

Torres é uma cidade à beira-mar e tem umas praias bonitas. Numa delas até se podia ir com os carros até à beira do mar. Não sou muito ligado às praias e decidi seguir.

Só que a continuação era em direcção a Florianópolis e ilha de Santa Catarina, cheia de praias.
Comecei a subir para norte na estrada BR101 que tem um movimento louco de camiões, apesar de ser domingo. Não segui sempre pela costa. Em Tubarão saí para a esquerda para ir pela serra. Realmente foi um espectáculo.
De início a estrada sobe ligeiramente por entre pequenas colinas até que a partir de certo ponto sobe mesmo. O pior era ter de estar sempre a passar os camiões que não andavam a mais de 20 à hora nalguns pontos. Às vezes nas curvas em cotovelo quase que paravam.
O dia estava bom e havia muitos motociclistas estrada acima e estrada abaixo. No cimo da subida, a 1.420 metros, havia um miradouro onde quase toda a gente parava. Também parei. Sempre que paro toda a gente fica a admirar a minha moto. E tenho de contar sempre a mesma história.A descida até à costa já foi mais suave porque havia muitos quilómetros de planalto.
Na ilha de Santa Catarina fiquei num parque de campismo em frente à Lagoa da Conceição.
Por todo o lado se vêem os preparativos e reparações a pensar na época alta do turismo que aí vem. Está tudo virado para as praias e o mar.


Mas achei que era hora de ir andando e saí para o interior em direcção à Foz de Iguaçu.
A região que tenho atravessado é montanhosa e com muitos declives, e aclives conforme se vê nas placas, e às vezes formam-se filas de trânsito por causa dos camiões. Mas o pessoal vai passando, eu também, quando pode e não deve.


Encontrei obras na estrada e também usam o sistema que em Portugal às vezes se usa de o controlador do trânsito dar ao condutor que vai em último um objecto para ele entregar ao controlador do outro lado.
Por estes lados as cidades são muito distantes e só ao final da tarde arranjei onde ficar.
Numa bomba de gasolina um restaurante alugava quartos só que estava cheio e só mais à frente 50 quilómetros é que havia uma cidade que teria hotéis. Bem, com a noite quase a cair continuei até Palmas, onde fiquei.
A última tirada até parecia que já tinha entrado nas cataratas. De noite começou a chover e foi quase todo o dia. Estou num hostal que o Hamish me recomendou e que parece muito porreiro. Amanhã vou à descoberta das ditas cujas cataratas.

17 comentários:

Unknown disse...

Bonitas fotos e boa narrativa,continua assim Queirós.
Abraço e continuação de Boa Viagem

Anónimo disse...

Vê as coisas pela positiva, se chove muito, pelo menos não vais ter que descer tanto para veres o próximo rio...
ele vem até ti...
pl

Anónimo disse...

perante estas fotos palavras para quê.

e gajas nada ???

olha que o hugo também esta sempre a perguntar que "quer ver o queiros".

abraços do hugo,zeza e manel pereira

Unknown disse...

Olá Queirós,

quando nos disseste que ias para as Américas falaste em 3 meses e não em 3 anos...

Boa sorte...nós continuaremos a seguir as tuas andanças.

Abraços e bjinhos,

Rita, Lara e Daniel

Anónimo disse...

beijinhos ti tone da CAROLINA

Anónimo disse...

Ola tio tone!não te esquecemos apeasr de pouco escrevermos! Mas apartir de agora vamos escrever mais fiaca aqui o compromisso Carla e Ademar! sim, só os dois porque a Carolina quer escrever todos oa dias
Beijinhos e continua a mostrar as fantasticas paisagens que tens visto, mas ve se apareces mais nas fotos...

Anónimo disse...

Ola tenho saudades de falar contigo, mas vejo que estás bem e feliz...
Beijinhos Mãe

Anónimo disse...

Ola ti tone.
Então, já encontras-te a mãe da tua filha? olha que nós queremos conhecer a nossa nova titia.
bem queremos e que tu nos mostres as fotografia e ja estamos como o tio ve se apareces em alguma pa vermos o teu moreno..
eu (cristina) e a isa estramops com a lice e ela esta a dizer que todos os dias se lembra de ti quando vai dar de comer as galinhas.
vai dando noticias..
beijinhos enormes da isa cristina e lice

Anónimo disse...

Grande Queirós, só agora estive a ler com a atenção devida os teus relatos. Vejo que estás como peixe na água. Continua com essa força, e sempre a colocar actualizações no teu Blog que já página de arranque aqui em casa.

Um abraço do Paulo e um Beijo da Mitó.

Anónimo disse...

como peixe na água, mas vê lá se vais bebendo cerveja e vinho...se não estragas tudo...e como disse o Manel e gajas????
continuação de boa viagem.
A.Pedro

Anónimo disse...

Viva, Queirós

Grava uma cassete com a tua história e vendes á malta que te vem fazer perguntas. Mais um cruzado por cada foto e vais vivendo e passeando.
Obrigado pelas fotos bem verdinhas.

Abraço
Nestes

Anónimo disse...

Chefe Queirós é assim mesmo!!! Espero um dia destes poder seguir as tuas pisadas!!! Vai dando noticias!
Hélio noddy

ontheroad disse...

Olá Queiros,
Para alguns o mundo é demasiado pequeno...
Força nesse acelerador. Tens a partir de hoje mais um seguidor dessa tua grande aventura. E quem sabe nao nos encontamos pelo caminho??

Anónimo disse...

Caro Queirós, diz-me onde posso apanhar o cruzamento certo que vou já ter contigo.
Como gostava de te acompalhar...,
Um abraço

Anónimo disse...

Olá Tone
Tou a ver que estás a gozar muito na tua viagem .
Continua a tua epopeia e vai dando noticías.
Um beijo da Inês e um abaço do Chico

Anónimo disse...

Olá cunhado aventureiro! Efectivamente estás bem melhor que todos nós! A rotina não entra nesta tua nova aventura! Todos os dias algo diferente... o inesperado! Fazes tu muito bem! Aproveita que tu mereces! Valeu o esforço, a força de vontade com que preparaste esta viagem e agora estás a colher os frutos, mas ... não te esqueças de dar o teu contributo para ampliarmos a nossa família! Porque não uma brasileira? Vai ligando à tua Dete que ela gosta de ouvir a tua voz, e precisa de a ouvir!
Por cá tudo bem!
Beijinhos
Belacruz

Anónimo disse...

Olá Antonio
Lindas as suas fotos. Tenhas certeza que muitos brasileiros estão te acompanhando em sua epopéia. Um Abraço .