sexta-feira, novembro 23, 2007

As cataratas do Iguaçú

Quando cheguei a Foz do Iguaçú procurei o Hostel Natura pois tinham-me dito bem dele. É um lugar bem interessante. Tem quartos para alugar com beliches de quatro e seis camas e até de casal. Tem também espaço para acampar. O ambiente é acolhedor. Fica a caminho das cataratas.
As cataratas. Realmente aquilo é um espectáculo. Só visto e sentido.


Ouvir o ruído da água, ver aqueles arco-íris e sentir aquela humidade foi uma sensação indescritível. O máximo foi entrar numa passarela que entrava pela água dentro e ficava perto da queda. Tinha levado o casado do impermeável pois sabia que aquilo era molha pela certa. Mas apesar da molha, gostei.
No final ainda fui visitar o Parque das Aves, que fica fora do parque das cataratas, e também achei muito interessante. Pena que as aves tenham de ficar em cativeiro.

No dia seguinte de manhã aproveitei para lavar a moto que estava toda suja da lama por causa da entrada para o hostel que dista da estrada cerca de 500 metros em terra batida. A chuva do dia da chegada molhou tudo.
De tarde fui visitar a central hidroeléctrica de Itaipu. A central é enorme e fornece 100% de energia para o Paraguai e 75% para o Brasil. É a central que actualmente mais energia eléctrica produz no mundo.
Depois ainda fui visitar o Eco-museu que reúne muitas peças de arqueologia e também tem um historial da construção da barragem.
Fiquei dois dias a preguiçar e descansar no hostel pois nem apetecia sair.
Mas a vida, a viagem, continua e só atravessei a fronteira para ficar mais à frente em Puerto Iguazu, na Argentina, para também ver as cataratas desse lado.


Como de manhã não saí muito cedo só da parte de tarde é que fui fazer uma primeira visita às cataratas do lado argentino. Apenas fui até a Garganta del Diablo e realmente aquilo é espectacular. Ver aquela água toda a cair por ali abaixo nem dá para descrever. Só visto e ouvido.
No dia seguinte tornei ao parque pois ainda havia mais para ver.


Fui fazer o trilho Macuco que é pelo meio da floresta e cheguei a ver uns animais só que eles eram muito rápidos e nem dava para tirar uma foto. No final havia uma queda de água, nada de especial, com uma pequena lagoa no fundo onde algumas pessoas estavam a tomar banho e apanhar sol. Nem desci até lá.
Tentei ir à ilha de San Martin, que fica no meio do rio e tem umas varandas sobre algumas das quedas, mas não foi possível pois o rio tinha subido e não era possível fazer a travessia. Percorri aqueles percursos inferior e superior das cataratas e depois tive de ir outra vez à garganta do diabo. Tinha ficado com vontade de voltar a ver. Só uma palavra: espectacular. Desta vez o rio até levava mais água. Ficar ali muitos minutos a ver a água não cansa.
O que cansava era a muita gente que andava por ali. E o calor também.

Agora é o começo da viagem para sul.
Atravessei a zona das “misiones” mas apenas vi as ruínas de uma. Pelo que vi não valia a pena ir a mais nenhuma. Tinha muito pouco para ver. No lado brasileiro é que estava a maior, S. Miguel, que já tinha visitado. Mesmo lá as outras não tinham nada.
Ao final da tarde, em Santo Tome encontrei um hotelzinho bem agradável e fiquei.


9 comentários:

Anónimo disse...

Estou contente por tudo estar a correr bem. Ve la se chegas rapido a NY para falarmos (estou a brincar).

Abraco
Eusebio
eusebiopedro@yahoo.com

Anónimo disse...

Aproveitei a ocasião de estar aqi a isa para te mandar muitos beijinhos, espero que te continues a divertir
Saudades e beijinhos da Mãe, da Talinha e da isa.

Anónimo disse...

Queirós,

Que agradável é saber que te estás a divertir.
Obrigado pelos teus relatos e pelas tuas fotos. Continua que queremos todos saber da tua viagem.

Um Abraço e um beijo, do Paulo e Mitó, respectivamente.

Anónimo disse...

Boas Queiros,
Estou a ver que regressas à Argentina. Fazes bem, a vida é boa, pena são a grandes extensões a percorrer para chegar ao pontos de interesse. Como não tenho a mesma sorte que tu ... já regressei!
Abraço
Carlos

Anónimo disse...

E em S. Tomé, Queirós, o hotal tb tinha cama de casal...???? ;-)
continuação de boa viagem.
A. Pedro

Anónimo disse...

Viva, Queirós.
Obrigado pelas fotos das cataratas.
Parecem ligeiramente maiores que a nossa frecha da Misarela...
Um grande abraço e continua!
Nestes

Anónimo disse...

Amigo Queirós, é realmente agradável saber que é possível a pessoa "crescer" e ser mais feliz.
Aproveita, diverte-te e vai-nos brindando com os teus relatos. Que tudo te corra sermpre muito bem.
1 grande abraço / César Afonso

Anónimo disse...

Olá, António.

Estamos a seguir a tua viagem com todo o iteresse.

Um abraço

fernando_vilarinho disse...

Oi Queirós!
Lugar extraordinário e fotos a condizer!

Em 2008 granjeará a honra de ser umas das "New 7 Wonders Of Nature" a par da Gd Barreira de Coral, do Great Canyon ou das afins Cataratas de Vitória
http://www.new7wonders.com/natural.php

A comparar mais tarde com as Angel Falls e as Niagara Falls

Abr,