terça-feira, setembro 04, 2007

SEDE DE VIAJAR

Conhecer outras gentes e outros lugares é das coisas que me fascinam.

Gosto de passear de moto e desde que tive possibilidades comecei a viajar.

Aproveitando as concentrações de motociclistas, no início dos anos noventa, comecei a conhecer o nosso país.

Nessa época, em 1990, fui com um amigo até à Áustria e à antiga Jugoslávia, quatro meses antes de ter começado a guerra que desmembrou este país, e ainda um saltinho até à Hungria. Foi a minha primeira viagem de vários dias, cerca de três semanas.

Ir passar uns dias, pelo menos uma semana, até Espanha: - Pirenéus, Picos de Europa, Andaluzia e outras regiões, tornou-se um hábito anual. Uma das vezes fui até Ceuta sentir como era o continente africano e fiquei contagiado só por aquela amostra. No ano seguinte, 1993, tive de ir até Marrocos apreciar melhor esse país que fica tão perto mas ao mesmo tempo é tão diferente. Foi muito bom. Depois dessa ida ainda só tive oportunidade de lá ir mais duas vezes. Há outros destinos.

De vez em quando uma ida a França, para participar em concentrações na zona de Bordéus, para ir até Paris à Euro-Demo lá realizada ou simplesmente para assistir ao Bol d’Or, ainda no circuito de Paul Ricard.

Já em 2000, voltar ao leste europeu foi uma opção interessante sendo a República Checa e a Eslováquia o principal objectivo da visita.

Em 2001 foi a última, espero que não seja, viagem a Marrocos.

Mais recentemente fiz a travessia de Espanha a pé, pelo “Caminho Francês para Santiago”. Foi uma experiência fantástica. Foram 32 dias desde o lado francês dos Pirenéus até Santiago de Compostela.

No ano seguinte, 2005, o rumo foi para Norte. Irlanda e Escócia eram dois destinos que me acenavam há já bastante tempo. Aqueles lagos e florestas não se esquecem facilmente.

O continente americano tem estado sempre na minha mente como um mundo novo a descobrir. Penso que, agora, estará na ocasião de ir até às Américas para realizar este anseio de longos anos. Neste momento tenho disponibilidade de tempo e quero aproveitar enquanto vou tendo saúde e força e algum dinheiro, que não é muito, para ir até ao outro lado do Atlântico para percorrer o continente americano.

Pretendo iniciar a viagem na Argentina, pois segundo tenho ouvido dizer a burocracia para entrar com a moto é menos complicada do que no Brasil. Mas não quero deixar de passar neste país para ir ver as cataratas do rio Iguaçu.

Depois descer à cidade mais a Sul – Ushuaia, na Argentina. A seguir rumar a Norte não deixando de visitar e viver o que puder na américa latina.

Chegando aos Estados Unidos quero tentar atingir o Alasca depois de apreciar alguns dos parques e reservas naturais. Ao passar no Canadá quero ir visitar e dar um abraço a uns amigos canadianos que conheci quando fiz o Caminho de Santiago. Já me escreveram a dizer que estão à minha espera.

Depois, tratar do regresso...

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá,irmão, que tal te está a correr a viagem?
Já percorreste muitos KM.
Espero que esteja tudo a correr, conforme tu planeaste.
Estou no serviço e pedi ajuda a uma colega para te mandar uma mensagem, porque eu não sei muito bem lidar com estas maquinas.
Agora que aprendi, vou ver se te digo alguma coisa de vez em quando.
Um beijo grande da Inês, Clarinha, Cristina e um abraço do Chico.

Anónimo disse...

ola sr queiroz espero que esteja tudo a correr sobre rodas, vou sempre que possivel acompanhar a sua aventura um abraço renato m&m