segunda-feira, agosto 11, 2008

Sucre, depois do referendo

Na quarta-feira, dia da independência, havia muitas pessoas na praça 25 de Maio para assistir ao desfile de associações civis e das forças armadas.
Quando cheguei já decorria esse desfile e fiquei por ali para ver.

Este departamento, Chuquisaca, tinha votado pela autonomia e o presidente da república não veio para os festejos pois alegou falta de segurança.
Tudo decorreu sem problemas.
O referendo aproximava-se e a lei eleitoral proíbe o consumo de bebidas alcoólicas desde as 24 horas de quinta-feira até às 12 de segunda-feira. Também proíbe a circulação de todos os veículos motorizados particulares no domingo, excepto alguns autorizados.
Apesar disso na sexta ainda bebi uma cerveja ao almoço. Quando fui jantar com o Hartmut também ainda foi possível.
No sábado é que já não deu. Ao meio-dia só água ou refrigerantes e à noite a mesma coisa. Havia alguns bares fechados e depois li no jornal de domingo que tinham sido multados por servirem bebidas alcoólicas na sexta à noite.
Durante o dia de domingo a cidade parecia um pouco abandonada. Não havia movimento de carros mas também era bom porque não se sentia a poluição.


Ao final da tarde fui ter com o Hartmut para conversar um pouco e beber um copo de vinho. Mais tarde deu para ouvir na rádio que o presidente Evo Morales teria sido o vencedor do referendo e três dos prefeitos teriam perdido e devem ser demitidos.
As pessoas do altiplano são mais de origem indígena aimara e nas zonas mais baixas próximas da selva, chamada a “media luna”, são de outra origem, descendentes de antigos colonos e outras raças indígenas. Isto está a criar uma bipolarização entre os bolivianos.
A “media luna” realizou referendos para pedir autonomia mas o governo central não aceitou os resultados. Com o referendo a nível nacional a favor do presidente o governo tem mais força para contrariar a autonomia.
Agora resta esperar para ver se a situação social não se vai degradar.
Escrevo apenas para dizer que tudo está calmo, mas penso seguir na terça-feira.
Vou continuar em direcção ao Brasil. Nao sei para que lado ir. Quando chegar lá vou perguntar como estao as estradas e depois seguir por onde calhar. O meu plano de viagem é seguir para norte só que às vezes as estradas levam-me para lugares a que nunca pensei ir. Afinal o Canadá nao sai do sítio e espera por mim.

Sucre, S 19º 02,550’ W 65º 15,377’

7 comentários:

Anónimo disse...

continua que é o caminho. Leva o nome de portugal e o espirito motar a todos os cantos desse contimente...

fernando_vilarinho disse...

Grande espírito Queirós! Sempre a abrir! Daqui a pouco já não resta nenhuma terra na América do Sul aonde não tenhas estado. Estou a ver que antes de 2010 não retornas ao velho continente!! Altamlente.
Sempre a surpreender!
Um Abraço,

cancruz disse...

Olá Tone

Se tens dúvidas quanto ao caminho a seguir, segue por um e depois pelo outro... tens tempo.
Continua que concerteza será sempre por bom caminho.
Um abraço
Cândido

Anónimo disse...

Viva, Tone
Estás a fazer trajectos que não tinhas no mapa, mas continua que vais muito bem.
Um beijo da Inês

Eduardo Lima disse...

Viva Tiotone
Como diz o velho ditado "Todos os caminhos vão dar a Roma".
Não interessa por onde nem quando o importante é gozar a viagem
até chegar ao destino.
Um abraço
Eduardo

Anónimo disse...

Olá Queiroz,

De um grupo de amigos do MCP que se juntam a comer amendoins e a beber umas surbias em tua honra,
estamos a discutir muito sobre a possibilidade de a tua máquina poder aguentar essa ideia peregrina relativa ao Canadá.

Saudações dos teus amigos no MCP

Anónimo disse...

Amigo Queiros...realmente a ainda um destes dias nos lembramos do ultimo jantar em Portugal...quase ja la vai 1 anito de viagem amigo....que continues com esse espirito aventureiro e que esse sonhe acabe do jeitinho que o idealizas-te...força ai amigo tamos sempre deste lado roidos de inveja...mas felizes por ti.
Abraço do Domingos Cruz e Beijos da Clarinda