domingo, junho 01, 2008

Salta, mais uma semana

No domingo passado estava com a ideia de ir ver as comemorações do 25 de Maio mas achei melhor não ir.
O parque de campismo está integrado num “balneário” que inclui uma piscina ao ar livre, para o verão, e um parque de merendas, mas não tem uma cerca de separação. Como estamos a chegar ao inverno há muito poucos campistas.
Neste domingo vieram muitos autocarros com “piqueteros”, gente paga pelo governo para apoiar as comemorações, que andavam aqui pelo parque de merendas e pelo campismo. Demasiada gente para o meu gosto aqui por perto das tendas. Assim fiquei pelo parque e aproveitei para lavar alguma roupa que já precisava. O Hartmut cozinhou ao meio dia e ficámos a ler o jornal e a conversar.
Aqui na Argentina há vários meses que existe um conflito entre o governo e a gente do campo, por causa dos impostos. Os agricultores organizaram uma comemoração do 25 de Maio na cidade de Rosário, a cerca de duzentos quilómetros de Salta. No dia seguinte no jornal vinham os números de pessoas que estiveram num e noutro lado e, como sempre, variavam segundo as informações do governo e opositores. Mas a greve vai continuando.
Pensava regressar a Mendoza para ir buscar umas coisas que estava à espera de Portugal e na quarta-feira arrumei as coisas e saí.
Deu uma volta mais larga para ir ver uma pequena cidade, General Güemes, antes de entrar na estrada principal. O acesso era por uma estrada secundária de terra que estava em mau estado mas dava para passar.
Afinal não achei a cidade muito interessante mas aproveitei para almoçar num restaurante ao pé da estrada. Muito bom e baratinho.
Na estrada principal, Ruta 9, rumei para sul. Ao fim de uns cinquenta quilómetros começou a chover e a ficar mais frio. Comecei a pensar se valeria a pena ir debaixo de chuva para sul e fazer à volta de 1.500 quilómetros até Mendoza. Parei um pouco a pensar junto a uma capela da “Difunta Correa”. Na Argentina e Chile não faltam estas capelinhas em honra da Difunta Correa” e na Argentina também há em honra de “Gauchito Gil”, patronos dos viajantes.
Dei meia volta para trás. Passei mais uma vez numa portagem onde as motos não pagam, porque é que em Portugal não se passa o mesmo? Até agora, só mesmo nas auto-estradas de acesso a Buenos Aires tive de pagar portagem. No Chile já não é assim, todos os veículos pagam.
Quando cheguei ao parque de campismo o Hartmut disse-me: Eu bem te avisei que o tempo ia mudar e vinha uma vaga de frio. Só na segunda-feira o tempo irá aquecer outra vez. Vou para a Bolívia e podes vir comigo.
Tá bem, disse eu.
Estes dias têm sido bem frios, realmente, mas ao menos não chove.
Por aqui e mesmo noutras cidades há muitos miúdos, e graúdos também, a tentar vender coisas por todo o lado, até entram nos restaurantes para tentar vender.


Vou ocupando o tempo a escrever sobre as minhas viagens anteriores para ir publicando no blog, pouco a pouco.
Neste domingo o tempo já está a melhorar e se tudo correr bem vou seguir para norte, Bolívia.

Km 14450, Salta, S 24º 48,728’ W 65º 25,170’

8 comentários:

Anónimo disse...

Viva, Queirós

Para além de todos os elogios que já te fizemos, deixo mais um:
O teu blog está a ficar muito completo. Parabéns.
Agora são as viagens anteriores que anexas. Ena!
E nota-se a chegada de cada vez mais links. Até já tens a Trofa TV.

Boa sorte para a Bolívia. Daqui a pouco estás a passar´`a Amazónia Peruana onde esta semana se descobriu mais uma tribo nativa.

Diverte-te.
Grande abraço
Nestes

Anónimo disse...

Caro Queirós estás ficar um expert na Internet.
O teu blog está cada vez mais espetacular.
Aproveita bem o tempo já que por cá o Inverno estendeu-se por mais tempo que o esperado e o mês de Maio deu mais ares de Fevereiro que outra coisa. Chuva, vento e frio foram uma constante e até o Lés-a-lés pareceu decorrer num país próximo da floresta amazónica, tanta foi a chuva e o nevoeiro, do que num país que faz do sol o seu cartaz turístico.
Cá para mim foram os tipos da organização que querendo poupar mais uns cobres combinaram com o S. Pedro um ementa económica (tipo lombo de porco assado) mas na versão climatérica... :-)
Um abraço e continuação de boa viagem.
Mustafá

Anónimo disse...

Deixa-me ser "queixinhas",o Mustafa só fez Meio les-a-Les.Para mim estas aí mais uma semana porque a "camarera2 é muito simpatica.
Agora Queirós......dar meia volta para trás...é no mínimo original,se fosse para a frente já tinha ido embora (LOL).
Diverte-te e muito Boa Viagem.

Graciano

ontheroad disse...

Holla queiros!!
vejo que te estas a aproximar da bolivia, nao te esquecas da roupa de inverno-:)) Ontem aqui em Oruro estiveram 11 graus negativos!
Dentro de dias vamos partir com direccao aos salares de coipasa e uyuni. julgo que chegaremos a Uyuni dentro de 10 dias...por onde vais andar??
abracos e vemo-nos na estrada
nuno

fernando_vilarinho disse...

vou ali buscar umas coisinhas e venho..
1500 km! ena ! ehehe
O mundo para ti é cada vez mais pequeno! ;)

Bolívia é um pais único!

Boa viagem!
fernando

Anónimo disse...

Caro amigo,
fiz uma viagem do Rio de Janeiro (Oceano Atlantico) até Vina del Mar (Oceano Pacífico) passando por Santiago, Buenos Aires e Montevideo, num total de 9000 km. Como não encontrei um companheiro, fiz a viagem sozinho. Pena que não pudemos nos encontrar, pois com certeza teríamos sidos companheiros. Quem sabe numa proxima oportunidade. Quero lhe desejar muito sucesso, Paz, e muita estrada para rodar. Tenho acompanhado sua viagem e voce está de Parabéns. Faça o seu tempo e não permita que o tempo lhe tome o seu tempo.
Abraços do amigo
Dimas Costa
dimasc@br-petrobras.com.br

fernando_vilarinho disse...

consultei as estatísticas e reparei que já vão mais de 10500 visitas, quase 20 mil páginas visualizadas, e 452 comentários aos 47 posts que publicastes.
Belos números! Parabéns!

Anónimo disse...

Já passei por estes lugares.as vezes moto ,as vezes carro.uma vez por ano.saindo de curitiba em media 25 dias de ferias,então tenho que avançar rápido para ter um percurso maior em menos tempo.
mas fazem 20 anos que visito ,argentina,chile,bolivia,peru,etc.se passar por minha cidade me procure,temos muito que conversar .um abraço e feliz viajem.parabens.
Eldemir Zanetti jr.curitiba brasil