domingo, junho 08, 2008

Bolívia, país novo para descobrir

No último dia em Salta ainda dei mais um pequeno giro e aproveitei para visitar a catedral.
O tempo estava melhor e saí com o Hartmut para norte a meio da manhã.
A estrada, Ruta 9, em grande parte do percurso é uma estrada muito estreita mas tem um bom piso de asfalto. Nos primeiros quilómetros a estrada vai a meia encosta numa zona muito arborizada. Depois passa por um vale muito interessante, mas igual a tantos outros.

O frio manteve-se por algum tempo mas depois já foi preciso tirar o forro interior quando parámos em Tilcara para comer. Já era meia tarde e só faltavam quarenta quilómetros para Humahuaca.
Procurámos um parque de campismo, que ficava nos arredores, e enquanto nos preparávamos para montar as tendas vi que o GPS indicava 2.980 metros de altitude. Penso que é a maior altitude a que já acampei. A noite previa-se fria, pois é o normal nesta época do ano.
No dia seguinte de manhã havia alguma geada junto das tendas a confirmar o frio nocturno. Mal o sol apareceu o calor também surgiu e durante a tarde quase parecia o verão. Mas quando o sol desaparecia ao final da tarde voltava o frio.
Humahuaca é uma pequena cidade já com traços mais andinos, onde se vêem muitas pessoas com os trajos típicos da zona.
Mais um dia na cidade, com uma pequena caminhada pelos arredores, foi suficiente para esta paragem.




Na sexta ao final da manhã seguimos em direcção à fronteira, depois da que foi talvez a noite mais fria destes últimos dias. Até a água das garrafas, dentro das tendas, tinha pedaços de gelo. Era preciso ir em busca do calor.
Sempre num planalto com uma altitude a rondar os 3.500 metros, a estrada atravessava uma região muito seca. Não havia árvores e apenas se via erva seca que alguns lamas iam comendo.
Ao chegar a Abra Pampa, pequena cidade a meio caminho para a fronteira, encontrámos a estrada cortada por pessoas que reclamavam mais subsídios para combater a fome e pobreza. Tivemos que esperar mais de uma hora até que nos deixassem passar.

Parámos para comer alguma coisa e disseram-nos que em La Quiaca, cidade fronteiriça para onde íamos, tinha havido confrontos entre a polícia e populares que queriam invadir a Câmara Municipal. Também pelos mesmos motivos, exigir melhores condições de vida. Também nos disseram que a fronteira estaria fechada.
Decidimos continuar e depois em La Quiaca veríamos como estavam as coisas.
Continuava a estrada pelo planalto seco.
Ao chegar a La Quiaca abastecemos e aí disseram-nos que a fronteira estava aberta.
Aproveitámos para passar ainda neste dia e assim não perder muito tempo pela manhã nos trâmites fronteiriços.
Não houve dificuldade no processo, até nem havia muita gente, e ficámos logo na cidade de Villazon, já na Bolívia.
No sábado de manhã saímos cedo para tentar chegar a Tarija não muito tarde. Disseram-nos que seriam necessárias seis horas para fazer os menos de duzentos quilómetros de distância.
Foi preciso pagar uma portagem de 5 bolivianos à saída da cidade para poder entrar na estrada de terra batida. Não era rípio e por isso o pó era muito e então quando passava um camião era como uma cortina que tapava a visão.
Seguindo numa zona ainda muito seca a estrada descia até perto dos 2.600 metros e seguia por alguns quilómetros junto a um rio. Voltava novamente a subir e sempre com muitas curvas lá chegava outra vez aos 4.000 metros. A paisagem era espectacular e ver lá de cima os vales mais abaixo era uma sensação óptima.


Ao entroncar com a estrada que vinha de Sucre parámos para comer e descansar um bocado, pois aqueles 140 quilómetros de curvas e subidas e descidas foram cansativos. Disseram-nos que a estrada para Tarija era boa. O mapa indicava uma estrada asfaltada para os últimos cinquenta quilómetros e assim já podíamos relaxar um pouco.
O pior foi quando saímos dessa pequena povoação. Ao longe e lá no alto via-se um camião a subir a montanha e a fazer muito pó e mais abaixo também seguia um autocarro a fazer pó.
Mais uns quilómetros de terra e subimos novamente aos 4.000 metros. Passada a montanha a estrada volta a descer e bem, mas sempre de terra e muito pó. Por vezes até um pouco perigoso pois o muito pó escondia pedras que faziam a moto escorregar e as curvas eram muito fechadas. Não se podia apreciar a paisagem que era fantástica porque a concentração era essencial para não haver azar. Nesta parte da estrada havia muito mais trânsito e o pó era demasiado. Descemos mais de 2.000 metros em menos de cinquenta quilómetros.
Ao chegar a Tarija encontrámos um hostal onde ficar e com garagem para as motos. Foi preciso sacudir o casaco e depois as calças para tentar tirar o pó. Ainda deu para ver os últimos quinze minutos do jogo de Portugal.
Tarija é uma pequena cidade que achei muito limpa e com algumas pequenas praças bem arranjadas.
No domingo de manhã vi muita actividade desportiva, num parque ao longo do rio, e até uma corrida de ciclismo.
A partir de agora quero descobrir este país que é muito grande e diversificado. Nao sei como será mais para a frente com as ligaçoes de internet. Vou tentar actualizar sempre que possível.

KM 15275, Tarija, S 21º 31,879’ W 64º 44,171’

17 comentários:

Anónimo disse...

Agora entraste na Bolívia pelo Sul, quando rumares a Norte aproveita para visitar o Lago Titicaca. Pelas fotos que tenho visto na Net o pôr do sol junto ao lago é magnifico.
Grande abraço,
Eduardo Lima

Anónimo disse...

Olá Queirós!

Continuam fantásticas as tuas crónicas sul-americanas!
Tem sido uma viagem magnífica - as imagens são sempre uma delícia e, aí, tudo deve ser ainda mais belo e interessante.
Força!
Como o dia 10 de Junho está próximo... antecipo-me um bocadinho e envio daqui os PARABÉNS!
Tem um Feliz Aniversário! Que a tua vida continue a ser repleta de momentos únicos.
Uma longa e inesquecível viagem!

Muitas Felicidades,
Susana

Anónimo disse...

Olá António! Parabens! Hoje é o dia do teu aniversário e todos nós vamos reunir-nos para bebermos um copo à tua saúde! Espero que passes um dia muito feliz e que contes muitos sempre com a tua mota rumo ao paraíso!!!!
PARABÉNS!
Um grande beijo!
Bela, Manuel, Paula e Jorge

Anónimo disse...

Oi Queirós tudo bem?
Antes de mais queriamos dar-te os PARABÉNS, continua a perseguir os teus sonhos... Desculpa por ainda não termos dito nada, mas é a correria do costume... Ao ver o teu blog, dá uma vontade de partir e sermos donos do nosso tempo...
Beijocas e abraços
Tilde e Fonseca

Anónimo disse...

Amigo Queirós:
Parabens pelo teu aniversário e continua com força.Estás um escritor de primeira,ainda vais escrever um livro.Força amigo,aproveita bem a oportunidade,um abraço
Zé Maia

cancruz disse...

Olá Tone

Parabéns por mais um aniversário e parabéns por continuares com o mesmo espírito com que partiste para essa aventura.
As crónicas continuam brilhantes! Força, estou contigo.

Cândido

Anónimo disse...

Parabéns por mais um ano de vida.
Passa um dia feliz.
Tem cuidado com o frio para não ficres doente.

Um beijo e abraço grande da Inês, Chico, Cristina, Clara e André

Anónimo disse...

Aproveita para desfrutares deste teu dia especial, longe de todos nós, mas sempre presente. Parabéns e muitos e bons quilometros de paisagens maravilhosas.

Bira

Anónimo disse...

Viva, António!

Parabéns por mais este aniversário!
Estamos a acompanhar a tua viagem, com imenso interesse...
Um grande abraço dos teus primos Zé Daniel, Alice, Sara e também dos teus tios, Avelino e Pura Flor.
Continua e Boa Sorte...

Anónimo disse...

Boas António

Em primeiro lugar os meus Parabéns!
depois continuo maravilhado com a crónica e as fotos, é realmente uma grande aventura Parabéns a dobrar...

Anónimo disse...

Parabens tio tone!!! esperamos que tenhas um grande dia de aniversario e tambem que continues cheio de força!!
ES O MAIOR!!
beijos e abraços
Nuno, Joana, Rui e Chico

Anónimo disse...

Vive com disposição e entusiasmo,
fazendo o que gostas e realizando os teus sonhos,
afinal, hoje é o teu aniversário ,
E Tu tens direito à tudo (hoje!!!!)
Para Ti os Nossos melhores votos de
Feliz Aniversário!
Eduardo, Liliana e Bernardo.

Anónimo disse...

Hola Antonio!
Antes que se termine el dia de tu cumpleaños, aprovecho para enviarte este saludito desde Viedma, Rio Negro (Arg). Sigo tu blog desde siempre, y disfruto mucho de tus relatos y fotos.
Espero que hayas pasado un día hermoso, y que sigan así el resto!!
Te mando un beso, Marisol

fernando_vilarinho disse...

Parabéns Queirós!

Ainda não chegastes à Colômbia e já vês Pó em todo o sítio! Concentra-te, que com em essas altitudes ainda chocas de frente com um condor ou uma avioneta!
Vejo que tens grandes expectativas na tua visita à Bolívia! Espero que doravante superes essas expectativas.


Boa Viagem,

Carlos Almeida disse...

Parabéns Queiros, atrasados mas também aproveitamos fim de semana alargado para vadiar até terras de nuestro hermanos. Bom saber que festejas o aniversário em grande estilo e continuas com força animica e fisica nessa viagem, parece que te meteram pilhas duracell...
Abraço
Carlos Almeida

Anónimo disse...

Parabéns atrasados Queirós!
Um Abraço! E continua a viagem e o relato no blog que o pessoal já não o dispensa!
José Calheiros.

OSAGA disse...

Tu é que curtes Queirós. Quem me dera ter a tua coragem. Sigo atentamente as tuas reportagens. Não sabia era que tinhas tanto jeito. Parabens e continua sempre a rolar
Osvaldo Garcia