domingo, março 30, 2008

Ainda em Bs.As. mas já pronto a continuar

Estas semanas em Buenos Aires serviram para descansar um pouco mas também para tratar uma alergia que tinha há várias semanas e não passava. Aproveitei para vir até cá por causa do aniversário do "Pollo" em Azul.
Agora já estou bem e na próxima quarta-feira vou continuar. À boa maneira portuguesa deixei para a última da hora a renovação do seguro e só na segunda-feira o terei, espero eu pois por aqui não podemos estar confiantes nos prazos.
Poderia seguir na terça mas alguns argentinos falaram-me que na quarta-feira, feriado por aqui, vai haver um almoço de “Transalperos” e como fica mais ou menos no caminho que quero seguir decidi ficar mais um dia e ir com eles. Depois sim espero recomeçar, mas logo depois se calhar vou parar mais uns dias em San Rafael, a terra do santo padroeiro dos motociclistas portugueses, e em Mendoza. Depois verei.
Esta semana tive alguns dias mais movimentados que nas anteriores.

No bairro da Recoleta há um parque bonito com árvores fora do comum, para mim, e nesta segunda-feira de Páscoa havia muita gente por lá, com músicos como de costume.

Fui visitar o cemitério da Recoleta onde estão sepultados alguns políticos e a alta sociedade de Buenos Aires, segundo de disseram. Junto ao mausoléu de Evita, Eva Perón, as pessoas eram mais que muitas. Neste cemitério não havia campas rasas, só grandes capelas e mausoléus. Há um outro grande cemitério na cidade, em Chacarita, onde estão intelectuais e artistas, mas este não cheguei a visitar.


Na terça-feira, depois da última consulta onde tive autorização para viajar, fui até ao bairro La Boca. Diziam-me que era uma zona perigosa e para ter cuidado mas, felizmente, não vi nada de especial nesse ponto. O que achei foi que era tudo caro – zona turística.
O nome do bairro deriva da localização onde está. Fica na foz, la boca, de um riacho.
As casas são pintadas com várias cores porque as pessoas que viviam aí aproveitavam as sobras da tinta para os barcos pois eram pobres e não podiam comprar tinta para uma pintura completa.
Como o estádio do famoso grupo de futebol Boca Juniors fica nesse mesmo bairro tentei saber se seria possível arranjar um bilhete para ir ver um jogo. Disseram-me que sim e que o clube iria jogar na quinta-feira com o Colo Colo, do Chile, para a Copa Libertadores. Então até quinta, disse eu.





Na quarta encontrei-me com uma moça colombiana que tinha conhecido em Novembro e por acaso falei no jogo e ela disse que também gostaria de ir. Queria aproveitar a oportunidade de ir comigo para sentir o que era estar no meio daqueles adeptos, pois nenhum dos seus amigos vai ao futebol.
Na quinta ao início da tarde voltei a La Boca e consegui os dois bilhetes. Meio caros, cerca de 16 euros cada, mas já andava há uns tempos com vontade de ir ver e sentir como era um jogo de futebol por aqui. Nestes últimos anos apenas fui uma vez ao estádio do Dragão, mais para ver o estádio do que pelo jogo.

Como o jogo era só às nove da noite andei mais um pouco por ali vendo os preparativos à volta do estádio. Às sete a Giovanna chegou e fomos comer qualquer coisa e seguimos para o estádio. Ficámos no topo sul, no meio dos adeptos do Boca Juniors.
Antes de o jogo começar deu para sentar na bancada mas quando os jogadores entraram toda a gente se levantou, até porque cada vez mais gente chegava e já quase não havia espaço.
Todo este tempo os “inchas” cantaram e insultaram os chilenos.
O Boca Juniors precisava de não perder para ainda ter uma hipótese de se qualificar para a fase seguinte. Mas pouco depois do início o Colo Colo meteu um golo. O estádio calou-se mas passados instantes voltaram às canções sempre puxando pela equipa. Mesmo quando foi expulso um jogador e passados mais uns minutos falharam um penálti que empataria o jogo eles não se cansavam de cantar.
Até ao final, depois de gritos de alegria, OHs de desânimo e insultos ao árbitro, o Boca acabou por ganhar por 4 a 3.


Foi uma noite espectacular.
Na sexta disseram-me que o seguro estaria pronto na segunda. Espero bem que sim.
Nestas últimas semanas tem havido uma greve dos fazendeiros e agricultores por causa de uma taxa sobre as exportações que o governo decretou. Nalguns pontos do país já começa a faltar o leite e a carne. Agora há menos “asados”. Espero que resolvam depressa o problema, pois sem “asados”…
Km 08913, Buenos Aires, S 34º 32,477’ W 58º 31,000’

14 comentários:

Anónimo disse...

Ol� Ant�nio! Ent�o a noite do futebol foi espectacular! Pela companhia ou pelo jogo? Est�s a ver... v�o-se os "asados" mas ganham-se outras coisas...! Espero que na segunda esteja tudo em ordem para te fazeres � estrada! Por c� tudo na mesma! Trabalho at� dizer basta! A Paula vai passar uns dias com o J� a It�lia. Assim que tiver disponibilidade em termos de trabalho tamb�m vou. Continua a tua maratona e tudo de bom para ti! Beijos
BelaCruz

Unknown disse...

Grande Queiroz .
Finalmente a viagem recomeça. Valeram muito as suas fotos e os seus relatos até agora. Cuide bem da Transalp e que Deus te ilumine. Boa Viagem.

Anónimo disse...

Antes de qualquer outro comentario quero-te fazer uma pergunta:
-Já pensaste em te tornar "canibal"???
Se faltar o "asado" tens sempre a amiga.
Acho que estas a ficar muito agarrado às férias dentro das férias.
Põe-te mas é a caminho que a gente quer saber e ver mais.

Boa viagem

Graciano Albuquerque

Anónimo disse...

Giovanna para aqui, Giovanna para acolá,... depois queixa-te das alergias... "transalpero"dum raio....
um abraço
pedro leite

Vítor disse...

Conhecia o blog hoje pelo JN. Vou continuar a acompanhar. Parabéns pelo blog!
Boa viagem!

Cumprimentos Famalicenses!

Anónimo disse...

Olá meu caro amigo, escrevo poucas vezes mas, leio todas as tuas crónicas e acompanho com ansiedade todas as tuas aventuras e tu sabes que sim! Hoje escrevo porque és noticia no JORNAL DE NOTICIAS! tás a ficar mais conhecido que o tremoço!! O pessoal do montanhismo tem falado muito em ti e fazem-me perguntas de como está a correr a tua aventura, claro que eu tb fico contente e vou contando as tuas aventuras com muito entusiasmo. Bom, agora acho bem que tires fotos das tuas amigas para os que estão do lado de cá verem se são dignas de acompanhar tamanha CELEBRIDADE!!!! Um grande abraço e faz o favor de ser feliz! Pimenta

Anónimo disse...

É como diz o amigo Pimenta, Queirós:

Hoje estás em destaque no cimo da página 18 do JN, com foto a cores e caixilhos!!

Parab´nes. E Parabéns por mudares de ambientes e curtires os infernos que são os estádios argentinos. Ainda são como os de cá há 10 anos. Sem lugares marcados e tudo ao monte. E foi ou não porreiro?
Gostamos de te saber em companhia feminina.
As melhoras para a alergia e faz-te à estrada!
Grande abraço
Nestes

Anónimo disse...

pois... so que antes de aparecer no JN apareceu dezenas de vezes no O Noticias da Trofa... mas sem mais nem menos deixou de escrever... e segundo se consta nao comunicou a ninguem da administração que o ia fazer..... mesmo tendo sido enviado mais que um mail para ele a ssaber notícias

Anónimo disse...

Com que então a Giovanna foi "à bola contigo"!

Muito me contas, afinal parece que as férias estão a correr melhor do que esperavas.

Anónimo disse...

Então já há uma Giovanna!!!
E fotos dela cadê?
Consta-se por aqui que ela tem muito jeito para enfermagem...
Vê lá se não é melhor levá-la na garupa não vá o diabo tecê-las e dar-te um ataque de espirros durante a noite e não tens quem te aconchegue roupa...no saco cama!
Safaste-te de boa, dizeres que foste ao Dragão para ver o estádio...
O Nestes deve trazer-te nos píncaros senão já estavas a levar para tabaco.
Continua a tua viagem e vai gozando por nós que nós continuamos a ser gozados por cá.
Um abraço e boa viagem.

Mustafá

fernando_vilarinho disse...

Parabéns pela noticia do JN, o jornal que leio todos os dias há mais de 20 anos (já perdi a conta...)

Acho que isso das cores das casas do bairro La Boca foi mais barato ao inicio, mas para manutenção das das paredes ter de comprar tantas latas de tinta sai agora mais caro. Mas tb o bairro Boca é um dos icones de Buenos Aires.

Qt ao futebol em todos os países que viajei nunca visitei, por opção minha, os principais estádios de futebol. O único estádio onde teria gosto em visitar seria o ancião estádio de Olímpia, na Grécia

Abraço e muitas boas aventuras pela frente!

Anónimo disse...

Este blog e as cronicas que tenho acompanhado no forum transalp são de facto fortes motivações para pelo menos poder-mos sonhar.
O espirito esta presente,espero só que a sorte me acompanhe.
Continuação de uma boa viagem.
abraço
Bruno transalp

Anónimo disse...

Realmente irmão, estás a ficar muito famoso, só falta reportagem na TV. Mas lá vira o dia.
Boa viagem um beijo da Inês

Anónimo disse...

Viva, Queirós
Chegou hoje o teu envelope ao MC Porto, com autocolantes teus e do Pollo!
Que pinta, fazer autocolantes na Argentina.

Essas férias dão para tudo.
Vou colar um, com gosto, na K 75!

Vai mandando notícias da Giov... da viagem!

Grande Abraço
Nestes