quinta-feira, março 13, 2008

Ainda em Buenos Aires

Estes últimos dias têm sido para descansar depois de quase cinco meses na estrada.
Nunca pensei que passado todo este tempo ainda não teria chegado a visitar metade da Argentina e Chile. A viagem que estou a fazer é mesmo assim, pelo menos espero que continue assim. Ir andando com calma e parando sempre que me apetecer.
Nesta ocasião estou na Dakarmotos, uma oficina que tem uma espécie de albergue onde dá para ficar por uns dias. Estão cá alguns motociclistas que já conhecia de outros sítios e que encontrei algumas vezes durante estes meses na estrada.
Ted, inglês, e Sebastian, alemão, que conheci em Azul no início de Dezembro, Peter e Carol, canadianos que entretanto já saíram, e Chuck, norte-americano, que conheci em Viedma em Dezembro. Há também caras novas para mim: o Sean, norte-americano, e Wayne, canadiano. Ontem chegou uma moça norte-americana, Christie, com a sua moto de 200 cc.!
Todos estes motociclistas, uns mais novos e outros menos novos, viajam pelo prazer de conhecer nova gente e novas culturas. Para alguns deles será um pouco difícil pois apenas conhecem um mínimo de espanhol. Quanto ao português nem se fala e na próxima semana Ted, Sean e Christie vão seguir para o Brasil.
Nas paredes, quadros próprios ou noutros sítios, os motociclistas vão deixando os seus autocolantes para assinalar a passagem. Na Dakarmotos encontrei dois de portugueses que já por cá passaram e na La Posta, em Azul, também havia um, de um deles.
Depois de no passado fim de semana ter ido até Azul para festejar o aniversário do Jorge “Pollo”, de La Posta, com muitos motociclistas que lá foram, regressei a Buenos Aires.


Tenho ido ao centro da cidade, pois a Dakarmotos fica num bairro periférico, para conhecer um pouco da cidade que é enorme e reencontrar algumas pessoas que conheci há tempos. O comboio até ao centro passa perto e também há autocarros mas é preciso fazer transbordos.
Uma pequena revisão à moto e pintura das protecções raspadas na queda e a máquina está pronta para seguir viagem. Também já fiz, mandei fazer, uma limpeza à maquina fotográfica que estava cheia de pó. Até parece nova.
Penso que para a semana já estarei pronto para continuar.
Muitas pessoas pensarão que viajar de moto pela América do Sul é complicado. Tem as suas coisas menos fáceis, como algumas estradas de rípio quando estão em mau estado ou a falta de gasolina nalguns postos se chegamos aí na reserva, mas é uma experiência de vida muito interessante. Dá para conhecer muitos motociclistas de todo o lado que nos vão contando as peripécias das suas viagens. O que posso dizer é que até este momento não tenho sentido problemas e tenho encontrado pessoas acessíveis e simpáticas. Haverá um número reduzido de excepções.
Quem tiver a oportunidade de fazer uma viagem assim não a deixe passar e não tenha medo de vir até cá pois é uma experiência muito interessante.
Mesmo que por qualquer motivo tenha de regressar sem cumprir o meu plano que é chegar ao norte do continente, os meses que já passei aqui serão recompensa suficiente.
Km 08913, Buenos Aires, S 34º 32,477’ W 58º 31,000’

12 comentários:

Anónimo disse...

Olá António
Fico feliz por estar tudo a correr bem e por finalmente teres uns dias de férias! Bem as mereces! És o máximo, gozas com quem trabalha!!!
Mas fazes tu muito bem, aproveita a vida, faz o que gostas pois isso é apanágio só de alguns, e tu és um deles! Por cá tudo na mesma, a mesma rotina para não dizer miséria! Mas quanto a saúde nada a dizer! Continua a tua aventura, goza cada momento como se fosse único! Beijinhos
Belacruz

Unknown disse...

Grande Queiroz,

É bom poder ler os seus relatos e ver as novas fotos. É preciso haver pessoas corajosas e despojadas como você e alguns outros poucos que decidem viajar, fotografar e relatar para nós as maravilhas do mundo. Valeu !!!!!

Anónimo disse...

Até te dás ao promenor de retocar a pintura!!! sim senhor,muito bem.
O que não está bem, é não ter visto na foto que mandas um "colante" cá da terra.... então, como é que é?
Não tenhas pressa em voltar, porque aqui no rectângulozinho lusitano, tá tudo na mesma... apesar de gostarmos de te ter por cá, e quanto mais depressa voltares mais depressa ouvimos em primeira mão as tuas peripécias, deixa-te andar com calma porque essa é uma oportunidade única que deves esticar enquanto puderes...
continuação de boa viagem,
pedro leite

Anónimo disse...

Seja bem aparecido o Sr. Tone!
Estou a ver que foi mesmo necessário rogar-te a praga do Caracol Perneta para te pôr a fazer alguma coisa;)
Na foto de grupo apareces com uma cara de que comeu e não gostou...
Será que a vizinha do lado te apertou os calos????
Reparaste no tócolante do Carlos Azevedo? Pelo menos no caso dele não há dúvida que não descansa mesmo enquanto não for até ao fim do mundo...
Se puderes manda-me um mail com a tua morada para te enviar uns tócolantes personalizados para colares por aí...
Um abraço
Mustafá

Mototurismo a Norte disse...

Olá Queirós,
É muito bom sentirmos, deste lado do mundo, que estás bem e com o mesmo espírito empreendedor. É dessa raça que são feitos os Homens, os grandes!
E, quando a coisa "tremer", nunca te esqueças de que:

E disse no fim de tremer três vezes:
«Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme

E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!»

Porque é isso mesmo que representas para nós.
Um grande abraço
Pedro Lopes

Anónimo disse...

Olá primo!
Já recebemos o teu postal, há muito tempo, só agora é que te estou a responder, goza por nós os alentejanos, beijinhos da tia e primos, clara

Anónimo disse...

Pois é Queirós!
Dizem que a vida é boa não para quem quer mas para quem a merece...
Não sei o que fiz para não poder ter uma vida assim de lazer e prazer. Continua a viver!
Abraço
Carlos

Anónimo disse...

Viva, amigo Queirós!

O Pollo também já me mandou um e-mails a agradecer os DVD's.
Vai colando os autocolantes do MC Porto pelos cantos todos!

Continua-te a divertir.
É uma maravilha seguirmos a tua viagem desta forma.
Grande abraço
Nestes

Anónimo disse...

Olá Aventureiro.

Os teus relatos dão-nos vontade de voar para aí. Parabéns pela tua coragem e ousadia na realização dos teus sonhos!!!
Bjs e abraço
Susana e Telmo

Anónimo disse...

Continua sempre que ca te espero em New Jersey. Feliz Pascoa.

Abraco
Eusebio Pedro

Anónimo disse...

Continua sempre que ca te espero em New Jersey. Feliz Pascoa.

Abraco
Eusebio Pedro

Filipe Couto disse...

Viva Queiroz!

Sou teu conterrâneo, embora não tenha o prazer de te conhecer pessoalmente. Tenho seguído atentamente a tua viagem através do Noticias da Trofa e hoje descobri o teu blog, que prometo seguir ainda com mais atenção.
Quero apenas enviar-te um grande abraço com votos de tudo de bom e uma pontinha de inveja (daquela que me faz sonhar e querer seguir o teu trilho)

Filipe Couto.

PS: Alguma coisa, apita!!!