sábado, janeiro 05, 2008

A partir de agora é para norte

Depois de passar uns dias num hostal em Ushuaia fui até ao camping Rio Pipo onde sabia que iria encontrar alguns conhecidos.
Os dias são passados na conversa e a beber uns copos de vinho que é muito bom e não é nada caro. Mesmo assim ainda fui dar uma volta até Punta Harberton que fica a oitenta quilómetros mas vale a pena pela paisagem que se pode apreciar. A maior parte é em estrada de terra que se faz bem, mas mais perto da costa estava um vento forte, o normal por aqui, que às vezes me fazia pensar que ia ao tapete. Felizmente não fui, mas numa curva a descer estive quase quase a ir. Havia mais gravilha e como ia a andar bem tive que ir até ao outro lado da estrada. Que valeu é que não vinha trânsito em sentido contrário. Poucos carros encontrei nesse percurso.


Na passagem do ano ainda chegaram mais alguns motociclistas que se juntaram ao grupo.
A hora mudou aqui na Argentina, adiantou-se o relógio, por isso à meia-noite ainda havia claridade. Foi fixe.
O salão do camping estava cheio com mais pessoas de outros grupos e ao fim de pouco tempo alguém sugeriu que podíamos ir até ao rio e fazer uma fogueira. Alguns alinharam e levámos lenha e ramos que havia por ali.
A conversa durou até que começou a chover e houve quem aproveitasse para ir dormir. Eu fui buscar o casaco impermeável e voltei com mais uns ramos. A chuva parou mas a fogueira manteve-se mais um bocado enquanto houve lenha.
Desta vez não há muito para contar.
Pensei que iria encontrar muito frio e chuva aqui no sul mas até agora não tem sido muito mau. Chove um pouco de vez em quando mas pára logo a seguir e o frio não é tanto como pensei que fizesse. Mesmo de noite aguenta-se bem ou então sou eu que não sinto o frio. Outras pessoas também disseram que o tempo estava muito bom.

Os primeiros quilómetros depois de Ushuaia foram fáceis de fazer com bom tempo, apesar de fresco. Mas a meio caminho, depois de Tolhuin, começou
Depois de passar Tolhuin, mais ou menos a meio caminho de Rio Grande, estava um vento forte que não permitia andar depressa. Normalmente ando entre os oitenta e cem quilómetros por hora, mas desta vez em muitas ocasiões tinha de reduzir para os sessenta e às vezes para cinquenta. Havia rajadas mesmo fortes que faziam com que tivesse de inclinar mais a moto e em certas curvas tinha mesmo de inclinar em sentido contrário ao normal. Ao fim de certo tempo o braço esquerdo começou a ficar cansado pelo esforço de manter a moto na estrada. O vento vinha quase sempre desse lado. Mas, felizmente, não houve azar e cheguei em condições.

Em Rio Grande fiquei no hostal Hotel Argentino que tem um ambiente muito agradável e que já conhecia por ter ficado lá quando ia para sul. São só duzentos e vinte quilómetros desde Ushuaia mas como saí já ao início da tarde e não tenho pressa…

(quem passar por aqui e quiser sentir-se como em casa, experimente)
Agora o rumo será o Chile.

19 comentários:

Anónimo disse...

Grande Queiroz.

Agora segue firme rumo norte. Continuam lindas as suas fotos. Valem cada momento vivido pessoalmente. Boa Viagem.

Anónimo disse...

Queirós,

Continuo de a deiciar-me com que vais mandando.

Um Abraço Paulo Oliveira

Anónimo disse...

Bota lá para Norte, então, Queirós!
Essas estradas e paisagens não tem nada a ver com a nossa realidade. São horizontes sem fim, e florestas e montanhas como gostamos.

Por cá há novidades. O Dakar arruinou-se na maior barracada de sempre e felizmente já não se fuma em recintos fechados.

Um grande abraço

Ernesto

Anónimo disse...

Caro Queirós fico satisfeito por teres tido uma boa passagem de ano.
Vai fazendo os teus relatos que a malta agradece, mas não te esquças de tirar umas fotos às pessoas que vais encontrando ou corres o risco de trazer uma boa colecção de postais de paisagens mas sem fotos das pessoas de cada região por onde passas.
Um abraço
Caldeira

Mototurismo a Norte disse...

Bom ano Queirós,
Continua em frente. As tuas crónicas estão cada vez melhores.
Abraço
Pedro Lopes

Anónimo disse...

"Bota pra Norte"
Como disse o Caldeira vê se incluis Gente nas fotos,quanto ás crónicas continua que vais bem.
Força na Burra e Boa Viagem.

Graciano Albuquerque

Anónimo disse...

Tio Tone
Fico maravilhada com tudo o que contas e a forma como transpareces um gozo infindável nas tuas descrições! Começamos a sentir que já estás longe há muito tempo... mas por outro lado por gostarmos tanto de ti ficamos felizes por estares a realizar o teu sonho! Por cá tudo na mesma, logo tudo bem! Continua a tua maratona e sê feliz!
Beijinhos
Belacruz

Anónimo disse...

Tone,meu filho!Antes de tudo um ano muito bom!Que tenhas muita saúde,que sigas sempre em frente o teu sonho!Sempre que posso e apanho algum a jeito ponho logo a dar-me notícias tuas.O tempo vai passando e cá é como a lesma tudo na mesma.Beijinho e abraço da tua mãe!

Anónimo disse...

Caro Queirós,como é que podes sentir frio se o vinho é bom o preço melhor,as companhias pelos teus relatos também são boas não há frio que se sinta.
Continua em GRANDE e que tenhas um excelente ano.

Manel Pereira e famelga.

Anónimo disse...

Olá Queirós!

Desejo-te mais um Ano cheio de fantásticas viagens pelo continente Americano. Tudo de bom para ti!
As tuas crónicas e fotos continuam a fazer-nos sonhar! Parabéns!
As maiores Felicidades e Alegrias para Ti!
Beijinhos da Susana

Anónimo disse...

Caro Queiros, olha tenho uns amigos que a partir do dia 20 estão em Mendonza "Norte Argentina", eles alugaram um apartamento lá, e vão estagiar em vinhos, já falei com eles a perguntar se podias ficar lá uns dias, ao qual disseram logo que sim. Assim se quizeres e num local tão longe falar e estar com "pessoal da nossa terra", estás a vontade, se quizeres diz algo.
Nuno - nuno.p.rodrigues@portugalmail.pt
Já agora, eu estive contigo em Gois no Horizonsunlimited
Um abraço

Anónimo disse...

Grandes fotos e uma boa descrição que nos fazem sempre viajar contigo Queirós...continua, que nós queremos mais!
A. Pedro

Anónimo disse...

Então!!!!!!
Cinco dias sem novidades! Então o que é que um gajo lê???
Ora faz favor de escrever mais umas notitas e postar umas fotos cá para a malta....
Estão os leitores aqui todos á espera.....
Francamente!!!!
Um abraço
pl

Anónimo disse...

Hiya i am fresh to this, I came upon this forum I have found It positively accessible and its helped me out a lot. I should be able to contribute and guide other people like it has helped me.

Thank You, See You Around.

Anónimo disse...

Hiya i'm fresh on here, I came upon this website I have found It exceedingly useful & it's helped me out tons. I hope to contribute & help other people like its helped me.

Thank You, Catch You About.

Anónimo disse...

Hiya i'm new here. I came accross this message board I find It positively helpful & it has helped me out a great deal. I hope to give something back and aid other users like it has helped me.

Thank You, See You Later.

Anónimo disse...

Hiya everyone, fantastic chat board I find It incredibly useful & it has helped me out a lot
I hope to be able to give something back & assist others like this message board has helped me

Anónimo disse...

Whats's Up i am new on here. I came upon this site I find It exceedingly useful and it has helped me so much. I hope to contribute and guide others like its helped me.

Cheers all, Catch You Later.

Anónimo disse...

Hi i'm new here, I came accross this site I find It amply accommodating and its helped me out so much. I should be able to give something back & aid others like its helped me.

Thanks, See Ya Later