domingo, dezembro 30, 2007

Ushuaia, fin del mundo

Estes dias em Ushuaia serviram para descansar e conhecer um pouco da cidade e sua história.
No final do século XIX começaram a ser enviados para esta região os presos mais perigosos de todo o país. Os pavilhões dos presos ficavam isolados e longe do que hoje é a cidade de Ushuaia e as ligações eram feitas através de carruagens que andavam em carris de madeira puxadas por cavalos. Só mais tarde a madeira foi substituída por ferro e os cavalos por pequenas locomotivas a vapor.
No início do século passado foi construído um novo centro penitenciário, que hoje é um museu, mais perto da cidade mas depois já em meados do mesmo século a penitenciária foi encerrada e os presos deixaram de ser enviados para cá.
O tempo tem estado muito bom, só chuvisca de vez em quando, e não tem feito muito frio.
Só no dia 25 é que se levantou um vento mais frio.
Nos arredores da cidade há alguns trilhos antigos que andei a investigar e o Sendero dos Presos foi o primeiro que fui conhecer. Não tem nenhum interesse, pois é muito curto e plano. É parte da antiga linha do comboio que unia o centro da cidade com os primeiros pavilhões dos presos e que ficavam nos arredores.
A seguir subi o sendero do Glaciar Martial. Este já foi mais interessante. No cimo do monte havia neve mas o glaciar estava muito pequeno, não sei se por ser verão. Estava um vento muito forte que me obrigou a tapar a cabeça, antes de ficar com frio.
Pela manhã estava a chuviscar e eu ainda fiquei meio indeciso mas depois arranquei e se a chuva aumentasse voltava para trás. Felizmente a chuva parou e até ficou claro e via-se bem a baía lá em baixo.


O Cerro del Medio era outro trilho a tentar e manhã cedo, pelas nove, comecei a subida. O tempo estava encoberto e a temperatura estava boa.
Ao chegar ao final do bosque que cobre a encosta tive uma surpresa desagradável. Havia nevoeiro no topo do monte e começou a chover. Não quis arriscar a entrar no nevoeiro e esperei um pouco a ver se levantava, pois havia pontos mais claros no céu. Mas ao fim de meia hora, entretanto ia comendo alguma coisa, tive mesmo que desistir e regressar à base.

Depois de uns dias num hostal segui para um parque de campismo onde também irei ficar até depois da passagem de ano. No parque de campismo já lá estavam alguns conhecidos e alguns desconhecidos. São muitos.
Ainda fui até ao Parque Nacional Tierra del Fuego para caminhar um pouco e tirar a foto da praxe, que todos tiram quando chegam ao final da Ruta 3, que acaba já dentro do parque.








Espero que todos tenham tido um umas festas felizes e que o novo ano seja melhor que este que está a acabar.

12 comentários:

Anónimo disse...

Com que entao Queiros, chegaste ao fim do mundo,agora ve se fazes o percurso inverso com as mesmas dificuldades que te levaram até aí.
Por cá a gente vai andando apesar de ainda ontem ter passado parte da noite e o dia ontem nos Hospitais(estive no M.C.P.e nada fazia prevêr um par horas depois como de costume o que se iria passar), mas infelismente pareçe que vai sêr a minha maldita sina para o resto da vida " tenho que seguir em frente ".
Mas pondo os meus problemas de parte, a Zeza o Hugo e eu desejasmos-te a continuaçao de uma excelente passagem de ANO.
Continua com o teu bom espirito de "aventura" e viajante.

Hugo:
Olá Queirós desejo-te um bom ano novo!

Manel Pereira

Anónimo disse...

Acho que foi muito bem feito teres tapado a cabeça para evitar o frio,sim,nós os carecas,rapazes com cabeças modernas e arejadas temos de ter cuidado.
Falando sério,espero que o teu Natal tenha sido Bem passado e faço votos não de uma boa passagem de ano,mas de um BOM ANO - todos os 365 dias -.Continua a dar notícias.

Abraço

Graciano Albuquerque

Way Point Trail Challenge disse...

Caro Queirós fico feliz por te saber bem de saúde e com a viagem a correr dentro dos "conformes".
Desejo-te um excelente 2008 e que a mudança seja de grande farra.
Recebi há dias um mail do Rupert que me confundiu contigo. Parece que ele está na Bolívia. Soube também que tinham roubado a GS à Maria mas felizmente entretanto apareceu.
Se não for abusar muito peço-te para ires tirando umas fotos às pessoas que vais encontrando. Quando chegares vais gostar de recordar essa gente toda.
Um abraço

Anónimo disse...

Olá caro amigo! um fabuloso ano de 2008 com muita aventura, saude, alegria e conhecimento são os meus votos. Hoje levei Gasparim e Julia ao aeroporto para seguirem para casa, mandam-te um grande abraço e desejam que tudo te corra bem! A tua mãe ficou contente por os conhecer! FELIZ ANO NOVO! Pimenta

Anónimo disse...

QUEIRÓS, É SÓ PARA TE DESEJAR QUE TENHAS UM BOM ANO 2008 COM MUITAS DESCOBERTAS AGRADAVEIS NESSA TUA VIAGEM. FIRMINO- TROFA

Anónimo disse...

OLá filho,faço votos para que o novo ano te traga tudo o que mais desejares.Os teus amigos espanhóis vieram visitar-me,antes de ir embora e ia todos contentes.por cá continua tudo na mesma o que já não é mau!Só que está a chover muito.Beijinhos e um abraço grande da mãe.

Anónimo disse...

Votos de um grande 2008,
Pedro e Catarina

cancruz disse...

Olá António

Espero que tenhas tido uma entrada em 2008 alegre e divertida e que a viagem em 2008 te corra melhor ainda que o que já fizeste em 2007.
Um abraço
Cândido

Anónimo disse...

pois já estás em grnde em 2008 Queirós, continuação de boa viagem neste novo ano.

A. Pedro

Anónimo disse...

Grande Queirós,
Concerteza que costumas espreitar o site do MC Porto e o seu forum para ires sabendo o que por cá se passa.
Coisas destas modernices tão uteis par nos aproximarmos desde esse fim do Mundo gelado e este cantinho onde finalmente já não se fuma em restaurantes.
Mas, para o caso de ainda não teres visto, aqui vai o que o nosso sócio e amigo Pedro Soares Lopes escreveu dedicado a ti:
"Nestas coisas do associativismo, seja a propósito das nossas meninas, seja a qualquer outro, o normal é ficarmos orgulhosos dos nossos consócios, sempre que brilha ou ultrapassam barreiras de mediania. Não sou diferente e orgulho-me das fantásticas aventuras em que tantos de vós se metem e para as quais eu, provávelmente, não teria "pedal".
Neste Natal fui-me lembrando do Queirós - a atravessar sózinho a América do Sul e o Natal simultâneamente - e do quanto gostava de estar com ele nesta viagem de sonho. Entre pensamentos, eis que começo a receber crónicas do "gajo" e dou comigo a pensar naquilo que vos quero transmitir: Vocês já viram (pelo Blog) o agradabilissímo contador de histórias e narrador em que este nosso Queirós se tem vindo a transformar? Já observaram o aumento de dimensão e de à vontade que as narrativas têm sofrido? Este Queirós está mesmo à altura do orgulho que temos nele! Bom 2008 ao Queirós e a vocês todos."

Um grande abraço e muita força para continuar.
É que estamos a gostar!
Ernesto

fernando_vilarinho disse...

Bom Ano 2008 Queirós!

Ajuízo que não devem existir muitas condições por esses lugares para escreveres estas belas e detalhadas crónicas. Por isso mesmo ainda mais valor assumem.
Parabéns pelos lugares muito interessantes por aonde tens passado! E por muitos outros lugares admiráveis nos próximos meses!

Feliz Ano 2008!

Anónimo disse...

Bom Ano Tio!!!

É com entusiasmo que tenho seguido a tua grande aventura. Desejo-te tudo de bom neste novo ano e que os caminhos que tens desbravado continuem a alimentar a tua veia destemida de viajante e que te permitam alcançar todos os teus objectivos. Estamos todos a viver o teu sonho e a torcer por ti!
Um bem haja para ti!

Beijinhos e Saudades,

Paula Cruz