quinta-feira, julho 08, 2010

Já por terras da Califórnia

Saindo de Raymond fui seguindo pela estrada 101 junto da costa do Pacífico para ver se era interessante como me diziam.

Ainda tinha mais um ponto para confirmar que era uma ponte sobre o rio Columbia, que já lá vem do norte do Canadá e até passa em Revelstoke. A Carol tinha-me dito que em Astoria, na foz do rio, ficava uma ponte muito bonita e que aparecia numas cenas do filme “Voando sobre um ninho de cucos”. Nunca vi esse filme!
Afinal quando cheguei à primeira vista fiquei desiludido, não era assim nada especial. Meia dúzia de arcos de ferro e depois seguia pelo rio fora como uma estrada sobre a água. Tirei umas fotos e arranquei mas logo mais à frente já deu para ver que no outro lado do rio a ponte tinha um arco bem alto. Aqui já fiquei mais animado.
Ao passar na parte junto à água vi que realmente a ponte subia e mais perto da margem do rio. Lá no alto lembrei-me de olhar para o GPS e vi que a altura era de 60 metros.
Gostei mesmo. Saí da estrada principal e parei junto ao rio para apreciar melhor.
Realmente era bonita com toda aquela estrutura de ferro e com aquela altura.

Sempre na 101 junto à costa fui apreciando o mar e as praias e falésias e zonas de floresta. Mas acima de tudo tem quase sempre bom piso e dá gosto rolar com todas aquelas curvas que nalguns sítios são bem compridas.


Em Newport também existe uma ponte bem bonita. Tem colunas de betão e arcos de ferro sendo que um deles segura a estrada e os outros estão por baixo a aguentar.

Entretanto a chuva ameaçava e cumpriu, mas por pouco tempo e miúda.
Mais à noite já chovia bem e em Reedsport fiquei num pequeno motel. Foi a noite toda.
Mas de manhã abrandou e quando saí já não chovia. Sorte!
Segui em direcção ao Crater Lake N.Park que queria visitar. O Dug tinha-me dito que valeria a pena passar por lá, um lago numa cratera de um antigo vulcão.
Sempre sob um céu cinzento e com vento fresco fui seguindo a estrada 38 e depois a 138. Ao passar na zona de Roseburg notava-se a transição para uma região de planalto com imensas pastagens. Apenas ao começar a subir a montanha do Crater Lake voltou a aparecer a floresta.

Nesta ocasião veio também o frio. Estava um vento forte que gelava. Lá em cima junto do lago mal se podia parar. O céu coberto de nuvens e aquele vento gelado nem davam para apreciar bem aquele espectáculo. No interior da cratera cheia de água azul havia uma ilhota também com neve.


A altitude junto do lago era de pouco mais de 2.300 metros. Há uma estrada à volta do lago mas nem a quis percorrer. O que eu quis foi descer da montanha para ver se fazia menos frio.
Afinal já tinha visto o lago!
Mais em baixo a 1.835 metros de altitude, junto à aldeia de Mazama, há um parque de campismo mas ainda estava frio e resolvi continuar mais para sul.
Afinal voltei a ficar num motel em Klamath Falls.
Logo à frente era a entrada na Califórnia por um planalto onde o calor já se notava. Vastas planícies de pastagens e muito gado.


Mas voltei à região das montanhas para visitar o Lassen Volcanic N.Park, outra montanha resultante de um vulcão. Ainda havia dois ou três pontos em actividade. Viam-se fumarolas e água a borbulhar, além de se sentir o cheiro a enxofre.
A estrada pela montanha estava fechada por causa da neve e tive de dar uma grande volta para ver a parte sul que me pareceu mais bonita.


Muitos me perguntam sobre a moto e se realmente andei em todos os países dos quais tenho autocolantes nas malas. Alguns nem querem acreditar. Ainda mais quando digo que ainda quero ir até Nova Iorque. Também me dizem que no final de Setembro costuma estar frio e chover para aqueles lados. Daqui até lá ainda falta um pedaço e depois se verá.
O destino agora seria a costa do Pacífico. Vi no mapa qual seria o melhor caminho e também com o auxílio do GPS meti-me à estrada.

Atravessei planícies de pastagens a perder de vista e extensões enormes de pomares de nozes e avelãs, pelo menos pareceu-me. Não sei se se diz pomares mas foram muitos quilómetros.
Fazia muito calor e resolvi ficar em Nice ao pé de um lago.

Um “campista” daquelas enormes caravanas, de seu nome Bob, convidou-me para uma cerveja e depois até fomos jantar juntos.

Foi preciso atravessar uma cordilheira junto à costa, a “Coast Ranges”, por estradas com inúmeras curvas. Já na parte final a estrada era bem recurvada e com subidas e descidas impressionantes, parecia na Bolívia só que lá eram de terra.

Ao chegar à costa o tempo mudou. O calor do interior desapareceu e veio uma neblina fria que me obrigou a vestir o interior do casaco.

Em caminho passei por Petaluma. O Bob tinha-me dito que encontraria uma oficina por aqui e aproveitei para mudar o óleo do motor que já vem do ano passado quando o mudei antes de regressar a casa, a pensar numa outra travessia.
Agora estou quase às portas de S. Francisco. Vou ver o que haverá para ver.

Petaluma, N 38º 16,459’ W 122º 39,938’

5 comentários:

Anónimo disse...

Paisagens espectaculares Queirós. Ainda estás no início da viagem, por isso, imagina o que ainda vais poder ver durante os próximos meses.

Sempre a rolar !

Abraço Amigo

Valente - MCP

Anónimo disse...

Olá Queirós,
Finalmente S. Francisco " If you´re going to S. Francisco be sure to wear some flowers in your hair ..lá..lá...lá " , e depois Las Vegas ... Hum.. nada de jogar, senão tem de entregar a moto (Hi! Hi!)
As fotos são excelentes mas, para a próxima temos de enquadrar o autor - nada de ficar atrás da tabuleta.. ou foi por causa do vento forte??
A moto é linda, mas, sou franca,o que eu mais admiro,são as malas à Sport Billy .. é que ali deve ter tudo (?!)
Sorry!
Boa viagem, e que tudo corra bem!
T.

Carlos Almeida disse...

Olá Queirós,
Chegaste a decifrar porque é que a beach era portuguese?
Abraço
Carlos A

Anónimo disse...

Olá Tone! Tudo a rolar? Olha a tua escrita recomenda-se! Não te descuides, continuaa cuidar e!
A Alice está doente com uma depressão mas a tua mãe está muito bem! O Nel até diz que está com melhor aspecto! Tem de trabalhar mais e como tal está mais fina! As festas dão-lhe saúde! Trapos e mais trapos! Já tens um sobrinho médico! A Paula voltou de Moçambique e está em Madrid!
Beijinhos Belacruz

cancruz disse...

Olá Tone

Sempre a inovar, agora até dá para mudar o visual do blog! Parabéns, vou continuar a seguir, agora oficialmente (e olha que é o primeiro blog que faço seguimento!)
Um abraço
Cândido