domingo, maio 10, 2009

Texas, o estado da estrela solitária

Esta primeira semana nos E.U. apenas serviu para recarregar baterias e descansar da viagem. Não que precisasse muito mas de vez em quando sabe bem parar um pouco.
Estive em casa do Lou Flessner que conheci em Ushuaia no final do ano de 2007, uns dias depois voltei a encontrá-lo. Enquanto conversávamos ele disse-me que tinha de o visitar quando chegasse aos E.U., assim fiz e cá estou.
Buda fica próximo a Austin e o bairro onde fica a casa do Lou é muito calmo e sossegado.


Ajudei-o no jardim e no quintal. Sempre deu para distrair e recordar um pouco o meu trabalhode reformado em casa.

Desde a fronteira até Buda apenas utilizei a inter-estadual 35. Para mim foi difícil integrar-me no trânsito. Depois de milhares de quilómetros a rodar na casa dos 80 a 90 quilómetros por hora, mas mais sobre os 80, tive de rodar muitas vezes à alucinante velocidade de 100 quilómetros por hora ou um pouco mais. Principalmente depois de San Antonio, com três faixas de rodagem, era impressionante o movimento na estrada. Não queria ser um estorvo e ia sempre na faixa da direita mas mesmo assim sentia que ia a empatar os camiões e tinha de acelerar pois não queria aqueles bichos enormes atrás de mim. Quando me ultrapassavam já podia relaxar um pouco mas lá vinha outro logo a seguir.
Conheci um pouco dos arredores mas não há nada de especial. É tudo muito plano por aqui e quase não há rios. Este mês de Maio está a ser mais quente que o normal.
Fui a um banco, o Well Fargo, para abrir uma conta e conseguir um cartão de débito. Os cartões que tenho não funcionam nas estações de serviço e para conseguir gasolina pode ser difícil nalguns sítios. Para a semana já estará pronto e vão enviar-mo para Santa Fé para casa de umas pessoas amigas do Lou.
Alguns amigos do Lou vieram até casa dele e estivemos a conversar sobre alguns lugares que deveria visitar. O meu inglês não é grande coisa mas dava para entendê-los e eles a mim.
Agora conto seguir para norte em direcção ao Canadá onde mais uma vez espero visitar uns amigos, o Peter e a Carol, que conheci na Argentina e que encontrei várias vezes durante aquelas voltas que dei por lá.
O caminho que penso seguir será mais ou menos em direcção a noroeste para a “British Columbia” até Revelstoke. Quando chegar aí, espero que próximo do final de Junho, logo verei que rumo tomar. Ainda não sei até onde quero ir.
Daqui a uns dias penso já ter algumas fotografias interessantes para mostrar. Terei de ver como actualizar o blogue pois o Lou disse-me que por cá quase não há os “cyber-cafés”, como na América latina, pois toda a gente tem computador. Mas também me disse que poderia utilizar as bibliotecas ou ir a lugares públicos com redes sem fios.
Mas logo se verá!
Amanhã vou seguir a caminho de Santa Fé.

Buda, N 30º 07,314' W 97º 52,385'

8 comentários:

cancruz disse...

Olá Tone

Finalmente na América. Vais ter que desenferrujar esse inglês, o que só te faz bem.
Como não estás por cá, quem se aproveita mais das cerejas são os melros! Hoje trepei à cerejeira mas veio uma chuvada que me obrigou a desistir.
Continua bem.
Um abraço
Cândido

Anónimo disse...

Olá Queirós

Ainda bem q está tudo a correr bem nos estates. Fico feliz q vás até o Canada, é um país mito bonito, sobretudo a zona dos grandes lagos. Não tenhas pressa em decidir onde ir a seguir, tens tempo e muita coisa para ver. Nós gostamos muito de ler as crónicas das tuas aventuras.

Rola bem Amigo

Valente - MCP

fernando_vilarinho disse...

Oi Queirós!

depois de andares tt a abrir nas últimas semanas faz-te bem descansar. e já que está em Buda aproveitar para fazer uns exercícios de meditação... e relax ;)
Paris é já ao lado!

Abraço e rola bem ;)

Anónimo disse...

OLÁ QUEIRÓS , LEMBRAS-TE DE MIM, O FIRMINO ?. EMBORA, ULTIMAMENTE, NAO TENHA MUITO O HÁBITO DE COMENTAR CONTIGO, AS TUAS AVENTURAS,CONTINUO NO ENTANTO A SEGUIR SEMANALMENTE TUDO O QUE ESCREVES NO BLOG. É COMO SE ESTIVESSEMOS A SEGUIR UM FILME POR EPISÓDIOS. CONTINUA E BOA ESTADIA NOS STATES. UM ABRAÇO.

Anónimo disse...

Só para que fique registado...és o meu HEROI.

Noddy - MCP

Carlos Almeida disse...

Olá Queirós,
Sinto que ganhaste novo folego agora com a chegada ao States. Já te deste conta que com jeitinho consegues compilar um diário de viagem, publicas um livro e ganhas dinheiro fazeres mais outra viagem de moto por aí?
Guarda bem as memórias.
Aquele abraço
Carlos A

Anónimo disse...

Caro Queirós, que sentimento tão estranho deves estar a viver, depois de passar por toda a américa latina e central. Que diferenças brutais deves sentir. Olha um abraço e espero por ti para depois passares um bom serão a contar a tua bonita viagem.

Nuno moncorvo

Anónimo disse...

Caro Queirós, folgo em saber-te bem. Então estiveste a ajudar o Lou no jardim e fez-te lembrar que estás reformado!?
Aproveita malandro que ainda vais ter muitas saudades. Para dizer a verdade nós também já sentimos algumas e estamos mortinhos por te apanhar por cá a contar de viva voz as tuas peripécias pelas Américas.
Vai aproveitando cada minuto e oxalá continue tudo a correr-te bem.
Em Junho com um pouco de sorte vais-te cruzar com uns malucos teus conhecidos a passear por aí...
Um grande abraço.
Mustafá