quarta-feira, dezembro 31, 2008

De regresso ao hemisfério norte

Ao redor de Vilcabamba há alguns lugares interessantes para visitar. Fui caminhar um pouco e ver uma ponte pênsil só para peões.

Noutro dia fui ver a cascata del Palto. A cascata fica num terreno privado e é preciso subir durante umas três horas monte acima para lá chegar. É interessante, mas fica um pouco encravada num canto da montanha.
Aqui no Equador utilizam o dólar americano como moeda oficial. Quando abasteci pela primeira vez achei que a gasolina nem era muito cara. A super, de 95 octanas, custa 2,18 dólares o galão e a extra, de 85 octanas, custa 1,48. O gasóleo custa 1,02 por galão.
Continuei para Cuenca. Sempre na zona de montanha.
Cheguei ao final da tarde e no hostal onde fiquei disseram-me que ao domingo à noite quase não havia restaurantes abertos.
Fui procurar e realmente não vi nada aberto próximo do hostal. Como já era de noite não quis andar para muito longe e numa loja comprei algumas coisas para comer no quarto.
A cidade tem um centro interessante, mas como tantas outras.

Andei a fazer contas e comecei a ver que ainda tenho muitos quilómetros pela frente para atingir o meu objectivo de chegar ao Canadá no início do Verão. Terei de ver se não fico tanto tempo em cada paragem que faço. Talvez tentar fazer mais uns quilómetros em cada jornada.
A caminho de Riobamba encontrei um grupo de motociclistas colombianos, seis em quatro motos, que iam para a Argentina para ver o Rali Dakar.
Depois de ver em dois hotéis, que não tinham espaço para guardar a moto, fui parar ao Whymper onde o Hamish e a Emma tinham estado há meses.
Por estes lados, nesta quadra festiva as pessoas fazem uns cortejos tipo carnaval onde desfilam grupos a dançar.


Seguindo para norte encontrei a primeira portagem. Por aqui pagam todos. As motos pagam 20 cêntimos, os carros 1 dólar. Até Quito ainda tive de pagar mais três vezes, sempre o memo.
Ao passar junto a Quito pensei, já tinha essa ideia, que não ia entrar na cidade. As cidades grandes são todas iguais e cheias de trânsito e confusão. No final da Variante Oriental parei para almoçar e conheci um casal muito simpático. Ainda me disseram que devia ir ao museu da “Mitad del Mundo”, que fica na linha do equador, mas a trinta quilómetros numa direcção diferente da que eu estava a seguir. Achei que a estrada que estava a seguir também ia atravessar a linha do equador e se calhar junto a esse museu haveria muita confusão.
Foi meio complicado parar na latitude 0. O GPS tem um ligeiro atraso e quando indicou 0º parei mas logo a seguir já indicava mais umas milésimas a norte. Voltei atrás e muito devagar consegui parar na linha 0. Indicava 0º sul.

Eu queria que indicasse 0º norte. Dei a volta outra vez e lentamente segui até onde me parecia a linha zero. Como não havia nenhuma indicação da linha do equador voltei a passar mas parei logo e vim em marcha atrás até ao ponto 0. O problema é que era à saída de uma curva mas consegui tirar umas fotos com o GPS a mostrar 0º de latitude norte.
Um pouco mais à frente, logo depois de uma portagem, tive de vestir o fato de chuva pois esta começava a cair, não muito forte mas já molhava e ainda faltavam uns 40 kms para chegar a Otavalo. Antes desta cidade há uns lagos mas não dava para fotografar com a chuva e toda a neblina que havia.
O mercado semanal consegue juntar muita gente a vender e a comprar. As mulheres usam um traje diferente de outros que tenho visto. Mas acho que aqui no Equador não tenho visto muito as pessoas com roupas tradicionais.
A cascata de Pegunche fica a pouco mais de meia hora de caminho da cidade. O dia estava bom e fui caminhar um pouco.

Do outro lado da montanha ficava a laguna de San Pablo . Seria mais meia hora caminhada.
Fui até lá. Contornei um pouco mas quase ao nível da água. Os juncos que cresciam nas margens não deixavam ver muito.
A caminho da Colômbia ainda mais uma paragem em Ibarra.
Que 2009 seja um bom ano para todos com saúde e a realizacao de todos os desejos.

Ibarra, N 00º 21,548’ W 78º 08,032’

14 comentários:

Anónimo disse...

Um excelente Ano Novo para ti Queirós.

EM 2009 tens muitas mais aventuras para viver e contar aos teus amigos deste lado do oceano.

Grande Abraço

Valente - MCP

Anónimo disse...

Amigo Queiroz, qunto mais leio as tuas "memórias" mais inveja tenho...
Esquece o Canadá no Verão e continua com o ritmo que trazes e que tanto nos faz sonhar.
Um excelente 2009 de viagens e um grande abraço do
Tosta

Anónimo disse...

Bom Ano

um grande abraço

Rui Baltazar

Anónimo disse...

Afinal com quem passaste o Natal?
Espero que a passagem de ano a estejas em boa companhia.
A Primavera ainda não chegou e já pensas no Verão, isso é que é pensar longe. Tem calma que vais chegar onde desejas, sem grande complicação. Continua a fazer a viagem ao ritmo que te apetecer.
Beijos da Inês, Clara, Cristina e um abraço do Chico e André
Um bom ano.

Anónimo disse...

Que tenhas um Bom Ano de 2009 e continues a rolar sem grandes incidentes.Não tenhas pressa pois se não conseguires fazer tudo, poderás sempre fazer para a próxima.
Beijos e até breve.
Bira

Anónimo disse...

Olá Tone,
Além de viajante estás um grande internauta. Vais tendo tempo para viajar, fotografar, escrever as tuas crónicas de viagem e ainda para ires actualizando os teus relatos de viagens anteriores no Fórum Transalp.
Até tens tempo para dizer "mal" da minha moto...
Deixa estar que quando te apanhar a jeito tu vais ver como elas te mordem...;-)
Bom ano para ti grande vadio.
Um grande abraço
Mustafá

Anónimo disse...

Caro Queiroz, espero que tenhas tidos boas festas nesta época e deseo-te bom ano de 2009, espero que vás ao encontro de lugares mágnificos e que as tuas cronicas continuem impecáveis.

um abraço

Nuno (Moncorvo)

cancruz disse...

Olá Tone

Espero que tenhas tido umas boas entradas em 2009 e que este ano seja ainda melhor que 2008.
Sempre a rolar!
Cândido

Anónimo disse...

Olá Tone!
Já estava a estranhar a falta de notícias desde o dia 19! Sabes como é a nossa preocupação era saber se o teu Natal foi docinho e quentinho! Mas como não referes nada é porque adiaste o Natal para Dezembro de 2009 na nossa companhia! Só agora é que deste por ela que o tempo está a passar e ainda tens muito que rolar? Não te preocupes o único compromisso que tens é em 9 de Novembro! Até lá vai rolando e curtindo a vida! Um fantástico ano de 2009! Mtos beijinhos dos 4 cá de casa!
Belacruz

Anónimo disse...

Tone
O Canadá pode esperar.
Um Óptimo 2009 e continua com calma que a malta agradece.
Mais uma vez.......Bom Ano e Boa Viagem.

Graciano

fernando_vilarinho disse...

Já estás no hemisfério norte e ainda não saístes do Equador!
E a fazer umas belas caminhadas!

Excelente Ano de 2009 e Boa Viagem!

Abraço,

Paulinha disse...

Olá Tio!!

A minha mãe ja deixou beijinhos pela familia toda, mas mesmo assim n podia deixar de te desejar um Feliz 2009 e continuaçao de uma excelente viagem!! Não tenhas pressa...o importante é saboreares todos os momentos e curtires ao máximo!!!
Beijinhos

Paula

Anónimo disse...

Viva, Queirós!!

Com o Dakar na Argentina e Chile lembramo-nos de ti todos os dias. Estamos a rever as paisagens na TV que já nos mostraste.E ontem na sede do MC Porto, a ver a reportagem do Dakar na Eurosport, estavamos todos atentos a ver se te víamos a incentivar o Hélder Rodrigues ou Bianchi Prata.
Caraças, ainda não foi desta. Vê lá se apareces hoje!

Grande abraço
Nestes

Anónimo disse...

Grande Queirós, fazes com que ande por aqui muita gente roida de inveja, eu não, que ideia, continua e aproveita, que tudo continue a correr bem.
Grande Abraço amigo
Mário Anciães